domingo, 24 de setembro de 2017

A Bobina de Ignição - 2

A Bobina de Ignição -2


As imagens acima correspondem aos modelos dos Chevrolet Corsa e Celta. E neste exemplo para ambos modelos as bobinas de ignição são de 04 pinos.

Vale apena resaltar que a Bobina de Ignição de qualquer carro não demonstra quando esta começando a dar problemas no funcionamento do motor. Pois é uma peça que normalmente tem uma vida útil de 200 mil km ou 6 meses de uso apartir de sua instalação, não demonstra deformidade visual externa o que faz que por meios de eliminação, o proprietário do veiculo venha verificar alguns itens, como ver a carga da bateria, cabos de vela, as próprias velas de ignição, até chegarmos a ela.
O "primeiro sintoma de problema" com a Bobina de Ignição é ao virar o arranque e o motor "gira mas não pega" e após alguns segundos após a primeira tentativa, tentasse novamente e o motor funciona normalmente.
Normalmente esta peça não é muito barata, dependendo do modelo e ano do veiculo, pois é ela que transforma a carga elétrica originada da bateria em alta tensão e a transfere para as vela de ignição, e como consequencia faz com que o motor funcione.Ela também e responsável consumo excessivo de combustível quando começa a dar problemas e de pequenas falhas frequentes do sincronismo do motor - o tal "funciona e apaga" de uma hora para outra.

Quando for comprar uma peça nova, igual a que ocorreu o defeito, atente-se para o seguinte:

1) Observe o modelo e ano de seu veículo usa.

2) Na dúvida ache uma forma de levar a peça defeituosa a uma loja de auto peça confiável, sem esquecer obter uma imagem (pode ser por celular) que mostre a posição de cada cabo de ignição.

3) Antes de retirar a peça do lugar fixado normalmente proximo ao bloco do motor, verifique se consta no corpo da peça onde estão posicionado os supressores (cabos de vela de ignição) uma numeração que informa a posição de cada um para não ocorra a inversão na hora de instalação.

4) E normal quando informamos o nome do carro, modelo e ano,o vendedor costuma perguntar se esta peça é de 3,4 ou 5 pinos. Abra a embalagem na frente do vendedor e se certifique quanto ao número de pinos, é IGUAL a peça com defeito para ter que voltar e trocar a peça.

5) Há muitas marcas conhecidas no mercado,  como a Bosch, Magneti Marelli, Delphi, Sagem, Hitachi entre outros, opte pela marca ;de sua preferencia, atrelado ao custo e beneficio.
DICA: Esta peça tem normalmente parafusos que fixam ela a uma base plana ou ao bloco do motor, mas para que esta peça funcione é preciso que se desconecte um fio elétrico que é ligado a esta peça. Ao retirar este conector, encontramos um certo número de pinos 3, 4, 5 ou mais. Confirme a quantidade de pinos para não errar na hora da aquisição da peça, pois se caso isso venha acontecer o motor do seu carro não irá funcionar mesmo. E marque a quilometragem e data em que foi trocado a bobina de ignição (como costumamos fazer ao trocar o oleo do carro semestralmente). E desta kilometragem some mais 200 mil km que é a vida útil em media desta peça ou a cada 6 meses de uso. Então a partir da data da instalação desta peça, pode-se projetar uma próxima troca futuramente.

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