sexta-feira, 26 de julho de 2013

Filtro de Combustível

Filtro de Combustível

Filtro de Gasolina:é uma peça que tem uma importância particular para o bom desempenho de qualquer carro, ao substituí-lo estará protegendo o ambiente, além de se beneficiar com a longevidade de seu motor e um melhor rendimento do seu veículo .

Como a palavra já informa a função desta peça e evitar que qualquer resido sólido, excluindo toda a quantidade de água que possa esta contida, no combustível.

Este filtro é necessário, pois os abastecimentos são efetuados muitas vezes em postos diferentes, e pode ter a casualidade de certas partículas ou impurezas estarem no depósito de combustível destes postos de abastecimento, o que no decorrer de pouco tempo provoca sérios danos na bomba de injeção do veículo.

A malha que se encontra no interior deste filtro de gasolina ou gasóleo ( ou óleo diesel conhecido somente em Portugal por este nome), com o tempo de uso vai se estreitando a medida que as impurezas se acumulam, comprometendo a fluidez do combustível, que fica cada vez menor, proporcionando o aumento do dióxido de carbono (CO2) para atmosfera.

A instalação desta peça fica normalmente localizada, próximo a tanque de gasolina/gasóleo ou da entrada do motor (e neste caso principalmente em carro que tenham injeção eletrônica), a atenção para o funcionamento desta peça deve ser feita em média a cada 10.000 km percorridos.

É bom saber que os carros possuem quatro filtros no geral e não somente três como a maioria imagina.

São eles:

Filtro de Óleo:

Evita resíduos que prejudiquem as engrenagens do motor.













Filtro de Ar:

Evita a entrada de impureza no interior do motor.













Filtro de Combustível:

Responsável pelo sistema de injeção de combustível.













Filtro do Habitáculo:

Filtro responsável pela ventilação do automóvel sem impurezas.

Como saber o momento que devo trocar o filtro de combustível do carro?

Ter atenção aos sinais que o carro vem apresentando e algumas alterações no motor que acusam de mau funcionamento, são estes:

A).Dificuldades no arraque do carro: Ao ligar a ignição do carro nota dificuldades para o motor girar. Este problema provavelmente esta ligado ao filtro entupido necessitando de troca do mesmo.

B).Marcha Lenta ou Irregular: Neste caso é importantíssimo que troque com certa urgência antes que mais cedo ou mais tarde, não se depare com uma fumaça preta saindo do escape de seu carro.

C). A ferrugem: Quando é constatada no tanque de combustível de um carro, isto não é um bom presságio, pois o mesmo pode ocasionar danos de grandes proporções no nível do sistema de injeção do carro, principalmente no que se refere ao carburador e nos bicos injetores.

Providenciar com a maior brevidade possível sendo que o correto seria abastecer o tanque do seu veículo, com toda a sua capacidade, porem não é possível para muitos condutores, “encher o tanque” seguidas vezes.

Quando se opta por abastecer com certa quantidade de combustível, parte do que foi colocado no interior do tanque, não chega a ser consumido e como tal é suscetível de enferrujar com maior rapidez

D).O combustível: Em hipótese alguma nunca misture os combustíveis gasóleos com gasolina álcool (etanol) ou gasolina de procedência duvidosa, ou suja, isto causa um estrago tão grande no sistema de injeção eletrônica e no motor do seu carro, portanto abasteça em postos de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário