sábado, 10 de agosto de 2013

Motor x Potencia - 02

Motor x Potencia - 02


Carro com alta potencia ou performance
            Este tipo de carro é considerado de alta performance, quando tem muita potencia em relação ao seu peso. Isto faz sentido, pois o carro quanto mais pesado mais potencia deverá ter para acelerar este veículo. Então o contingente de potencia, serve para reduzir o peso e ampliar a aceleração que um carro tem.
Peso Kg/ Potencia CV = Peso/Potencia (kg/cv)
            Logo abaixo relaciono 04 tipos de carro, sendo o ultimo da lista um carro popular para que possa fazer uma comparação entre o  peso-potência e o percentual de potencia que o carro tem com relação ao seu peso além do valor do modelo.
Carros
Peso Kg
Potencia (cv)
Peso/Potencia (kg/cv)
Potencia s/ o Peso do Carro
Preço  Mil (US$)
Ferrari 355 F1
1.350
375
3,60
27,77...%
134
Shelby Séries 1
1.203
320
3, 7593... (3,76)
26,60...%
108
Lótus Espirit V8
1.382
350
3, 9485... (3,95)
25,32...%
83






Ford Escort.
1120
110
10, 1818...
9,82...%
12
            Poderemos conseguir um carro de alta performance se encontrarmos uma boa relação entre o peso do veiculo com a sua potencia. O ideal é muita potencia minimizando seu peso. Sendo que é interessante começar  pela limpeza do porta-malas
            A finalidade básica do motor de um carro a gasolina, a álcool (etanol) ou gás, e fazer a conversão do combustível em movimento – isto é colocar o carro em movimento. A forma mais simples de gerar movimento é a queima de gasolina no interior de um motor. Este tipo de motor utilizado é denominado de motor de combustão interna e se dividem em dois tipos:
a)    Motores de Combustão Interna, ou conhecidos como Motores a Explosão, como por exemplos: os a Diesel e de Turbinas a Gás, sendo que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.
b)    Motores de Combustão Externa ou Motores á Vapor, com são os exemplos dos trens antigos e navios a vapor que se utiliza a combustão externa. O combustível (carvão, madeira, óleo ou outro) e incendiado fora do motor para produção de vapor, que por sua vez gera certa quantidade de movimento mo interior de um motor.
c)    Ao fazermos uma comparação, entre os dois tipos de motores, pode-se concluir que a combustão interna trás mais beneficio com um baixo consumo de combustível, além de ser um motor menor coisa que na combustão externa é o oposto e sendo o seu custo alto.
            A maioria dos automóveis que vemos no dia-a-dia opta por motores de combustão interna a pistões, por serem relativamente eficiente, barato e fácil de abastecer, além é claro de se sobre por a outra tecnologia de ponta, que proporcione o carro, andar simplesmente. Estes mesmos veículos utilizam de motores de ciclo de combustão de 04 tempos para que a gasolina seja transformada em movimento, este ciclo também é conhecido como Ciclo de Otto, em consideração ao seu inventor Nikolaus Otto. Os 04 tempos da combusta estão assim definidos, em uma seqüência conforme a imagem abaixo.

Conhecendo as peças do ciclo de combustão:

Pistão -  O pistão ou êmbolo de um motor é uma peça de formato cilíndrico, feito normalmente de alumínio ou liga de alumínio, que se movimenta no sentido vertical, para cima e para baixo na parte interna dos cilindros dos motores de explosão. Fixado na parte interna deste êmbolo esta a:
Biela - A biela é uma haste, que tem com função transmitir um movimento em sentindo reto (do pistão) em ciclos circulares interruptos. É esta peça no interior do motor de um carro que se liga com o êmbolo do pistão a cambota, conforme as imagens abaixo. Após o encaixe da extremidade mais fina (pé) da mesma é travada por uma cavilha, no interior de sua saia.
           
Virabrequim - O virabrequim também conhecida por árvore de manivelas no Brasil, e a responsável pela locomoção do veiculo. Após receberem as forças oriundas de um momento (binário ou torque) através dos “pés” das bielas (veja imagem acima) que são fixados nas cabeças cilíndricas dos pistões, e o seu lado oposto fixos no eixo do virabrequim, faz com que o mesmo se mova. E para que isso ocorra à força produzida pelo deslocamento dos pistões é transferido para as extremidades do eixo e outros acessórios acoplados a este, como por exemplo, polia da corrente dentada, polia da correia dos acessórios além do volante do motor.

Para que tenhamos uma noção da localização destas peças acima relacionadas demonstro na imagem abaixo:


Em um motor de explosão e com movimento linear dos pistões há uma conversão deste movimento para o rotativo feito pelo virabrequim. E é este movimento é o que faz com que o veiculo gire suas rodas.




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