terça-feira, 5 de novembro de 2013

Barra Estabilizadora Automotiva

Barra Estabilizadora Automotiva - Anti Roll Bar

Após pesquisas cheguei a conclusão que existem 03 tipos de Barra Estabilizadora

A barra estabilizadora, conhecida também como Anti Roll Bar ou Barra Anti Rolagem tem como função controlar a inclinação da carroceria do veiculo onde esta é fixada, em uma curva evitando comprometer a estabilidade do mesmo.

O estabilizador constitui-se de uma barra de aço de certa de espessura,que é instalada de acordo com o modelo do veiculo, normalmente tem um formato de uma letra "U" e é instalada transversalmente no veículo entre as rodas onde possuam suspensões independentes.

Tipo de Barra de Rolagem:

Esta Barra Estabilizadora Automotiva é diferenciada de acordo com o tipo e modelo do veiculo.

A) Há exemplos como os carros de alta performance (Fórmula 1 e Stop Car), sua barra de rolagem se movimenta em alguns centímetros em relação a pista por onde se deslocam pois suas suspensões são ajustadas para este fim.

B) Já os carro de uso urbano como os de passeio,vans comerciais, escolares e as camionetes,tem barras estabilizadoras com suas bitolas padronizadas de acordo com a fabrica que os montaram.

C) E por último os veículos de maior porte, como os ônibus e os caminhões, que na sua maioria se utilizam de barras estabilizadoras frontais e traseira, em função do peso que ambos suportam com mais frequencia.

E obviamente com a bitola das barras estabilizadoras, muito diferenciada dos veiculo de alta performance e os urbanos, acima relacionados.

As barras estabilizadoras rígidas demais atrapanham a suspensão, a estabilidade e dirigibilidade do veículo.

Já as barras macias demais, também proporciona, dificuldades ao dirigir e esta, no caso faz com que o carro rabeie, pois perdem certa derência ao solo.

Como aconteceria se esta barra estabilizadora (a macia) foi instalada em um Ford Mustang GT conforme imagem abaixo.

Este tipo de carro tem um motor com muita potencia afinal é "um esportivo" , mas se a sua suspensão dianteira receber uma Barra Estabilizadora macia de mais com certeza tera pouquíssima aderencia na parte traseira,prejudicando muito a estabilidade, de quem o dirige e seus ocupantes.

Uma coisa que poucos dão importancia na hora de comprar os kit de estabilizador do seu veículo (cuja embalagem já vem fechada,consta dois arcos com 02 pinos cada com 02 porcas e uma borracha maciça com um furo central)confronte com a original que se encontra no carro e observe a espessura dos arcos de ferro.

Pode-se baratear o custo na compra e optar por um produto de 2ª linha (o genérico),mas na hora em que for fazer o uso da peça adquirida, em seu carro notará que o mais correto seria optar pela peça original e com a espessura correta,para não pagar novamente o serviço de troca de kit do estabilizador pois irá "conviver" com o ranger de ferro contra ferro cada vez que passar por um uma lomba ou descendo uma pista desnivelada.

Para simplificar a informação há logo abaixo 02 imagens um kit de estabilizador (já montado faltando somente as porcas de fixação - a esquerda)com a espessura do ferro maior (em mm)correta,mas há no mercado automotivo uma "2ª linha" com espessura mais fina com um preço diferenciado e inferior e a imagem da direita mostra o seu posicionamento na suspensão dianteira.


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