terça-feira, 18 de março de 2014

Pneus Simétrico, Assimétrico ou Direcional - Suas diferença

Pneus Simétricos Assimétricos ou Direcionais



Pneus Simétricos
É um pneu com o desenho tradicional mais conhecido no mercado automotivo. Mas não é fácil de identificar.Se o pneu não informar na sua lateral qual é o lado especifico ou direção através de "uma seta" por exemplo, para a montagem então "conclui-se que é um pneu direcional. Outra forma mas não muito aplicada é dividir o pneu pelo meio na banda de rodagem, se invertermos uma das partes e colocarmos uma parte atrás da outra e ambos forem iguais é um pneu simétrico.
A vantagem destes pneus, são o ruido reduzido, há inúmeras formas de rodizio,com relação a durabilidade este tipo de pneu tem um rendimento melhor que os demais, mas também é o pneu mais barato dos três relacionados.
É considerado um tecnologia ultrapassada, e baixo desempenho na pistas molhada e secas, principalmente nas molhadas.

Pneus Assimétricos

Um método muito fácil de identificar se o pneu que estamos adquirindo é assimétrico é olhando as informações na lateral do pneu e localizar as palavras outside/inside; exterior/interior ou extérieur/intérieur , ou outra forma que determine o lado específico de montagem.

Outra forma de identificar, mas não é muito confiável é olhando a banda de rodagem,o desenho deste pneu não se iguala ao seu lado oposto.


Simplificando se cortássemos este tipo de pneu ao meio o lado esquerdo mão se iguala ao direito. Motivo pelo qual há necessidade de saber qual o lado interno do externo, pois o lado que ficar para fora ( onde será fixado a roda com os parafusos) é muito mais reforçado que a parte de dentro.
Ocorre então o seguinte,no lado externo do pneu contém blocos maiores e mais próximos um do outro, de modo a ampliar a área de contato com o solo, principalmente em curvas, quando esta área do pneu é mais solicitada.


Desta forma proporciona curvas melhores, podendo suportar o peso e a força do veículo, além, de ser excelente em eliminar água e calor.
Este tipo de pneus tem mais algumas vantagens, como ruído reduzido, boa estabilidade em pista molha, e em curvas um excelente desempenho.
E a sua desvantagem está no preço do produto por ser uma tecnologia mais atual, é mais cara, mas no decorrer de certo período tende a reduzir.













Pneus Direcionais
É o pneu mais fácil de ser identificado, já começando pelo seu nome, que designa já “uma direção”.
Observado a banda de rodagem deste pneu, pode notar que o desenho ou “traços”, sempre apontam em uma direção específica. Se dividíssemos um pneu destes ao meio, invertendo um dos lados e colocássemos um atrás do outro os desenhos seriam exatamente iguais (simétricos). Outro método fácil de concluir que o pneu é direcional é a localizar na lateral do mesmo, uma flecha ou símbolo, que determina a direção e em qual lado este tem que rodar. Antes de fabricar o pneu assimétrico, a maioria dos veículos de alto desempenho saia de fábrica com estes pneus direcional.



desenho semelhante ao de uma palmeira, eleva a capacidade de evacuação de água e oferece ao motorista a sensação de estar "agarrado à pista”.


205-55 R 16 MU 25 87 W -Pneu Marshal

Largura do Pneu - 205
Relação entre largura e altura da secção - 55
Estrutura do Pneu – Radial
Modelo do Pneu – UM 25
Índice de Carga – 87 (545 Kg por pneu)

Índice de Velocidade – W (até 270 Km/h)
Pelo seu alto desempenho e uso em carros esportivos, este tipo de pneus normalmente são caros em função da tecnologia que é  utilizada para sua fabricação e constante aprimoramento.
Sendo este pneu muito aplicado em diversos modelos de  carros esportivos, como por exemplo;
Alfa Romeo Spider, BMW Série 3, Ford Focus, Lotus Elise, Porsche 911, Subaru Impreza e os
Volvo modelos S40 e V70














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