quinta-feira, 20 de março de 2014

O que é TWI?

O que é TWI?
Esta comprando pneus novos? Já esta na hora de trocar? Mas como saber quando trocar os pneus do seu carro?
Existe algumas marcas pneus reconhecidas,como por exemplo Pirelli, Goodyear, Michelin e Kumho, possuem um indicador de vida útil do pneu visivelmente chamado de TWI, que nada mais é do que o indicador de desgaste da banda de rodagem.
A "banda de rodagem" de um pneu é a base que é tocada ao solo e suporta o peso do carro, da bagagem e dos ocupantes no interior do carro
Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem.
Mas não é toda as marcas que possuem este indicador de desgaste.
Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de trocar o pneu.
Na Imagem abaixo a esquerda mostra onde estão localizadas, são pequeníssimos filetes de borrachas horizontais,que estão transversais aos sulcos por onde passará á água em dias de chuva.
No momento em que a banda de rodagem do pneu "nivelar"-se" com a altura deste filete,estará na hora da troca do(s) pneus.
Conforme a Resolução 558/80 do CONTRAN,carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida.
Portanto o TWI indica quando o seu pneu deixa de ser seguro.
E esta recomendação serve também para os motociclista,a legislação brasileira,determina que a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm.
Se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto do TWI o pneu deve ser substituído pois a sua segurança esta comprometida.
Quando a banda de rodagem se nivela com o TWI.
Área marcada em vermelho
Pneu Novo -TWI visualizados
Área marcada em vermelho











Surgira uma duvida, mas adquiri pneus que NÃO tem o TWI.
Mas para todo o problema existe uma solução,e neste caso, prática e rápida de averiguar QUANDO o pneu que foi comprado será substituído.
Pegue um palito de fósforo e deite-o horizontalmente em qualquer sulco do(s)pneu(s) adquirido(s),no momento em que a banda de rodagem do pneu "descobrir" a cabeça do palito de fósforo, e não o seu corpo, este indicará que esta na hora de troca deste(s) pneu(s), fácil assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário