domingo, 28 de julho de 2013

Filtro de Ar do Motor

Filtro de Ar do Motor

É outra das peças importantes do veículo que é composto de um corpo metálico (alumínio) ou de plástico, onde no seu interior, encontra-se um elemento filtrante que é aspirado pelo motor antes do seu uso na combustão das três misturas.

A função deste filtro no veículo é evitar que quaisquer impurezas, oriundas da atmosfera, como por exemplo,sujeira, pólen, fuligem, entre no interior do motor (assim como o filtro de óleo), onde poderiam em um curto período de funcionamento, provocar sérios danos, comprometendo a vida útil do mesmo.

Estes filtros têm sua aplicação em qualquer motor a explosão ou outros tipos de aparelhos de admissão de ar, como no caso, condicionadores de ar, compressores, geradores, sendo usado também pela aeronáutica, embarcações e trens.

O filtro de ar esta ligado diretamente no desempenho e potencia do motor assim como a sua durabilidade.

É através dele, o motor adquiri o ar limpo para trabalhar melhor.

No caso de encontrar dificuldades para adquirir a quantidade necessária de ar, devido o excesso de acumulo de impurezas, o desempenho do motor cai, o consumo de combustível será maior.

Mas mesmo assim,o filtro com o acumulo de impurezas, poderá liberar uma quantidade maior de ar proporcionando explosões fracas ao fazer a combustão.

Filtros de ar de qualidade são capazes de reter pequeníssimas particuladas de diâmetro de até 20 mícron (milésima parte de um milímetro)ou até menos.

Com relação ao período de troca a variações, a serem seguidas, como o tipo de motor (1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2,0...) e a recomendação feita no manual do proprietário pelo fabricante do veiculo, mas o mesmo pode ser feito entre os 8.000 a 15.000km, se o mesmo for utilizado na zona urbana, no caso do uso ser em zona rural, locais onde há muita poeira e terra, a troca do filtro deverá ser em períodos mais curto, pois o acúmulo de impurezas com certeza será bem maior.

O filtro de ar em um componente relativamente barato e fácil de trocar, porem se houver negligência por parte do condutor e/ou proprietário do veículo, este será responsável direto por problemas mecânicos de altos custos.

Fig.01 Elemento filtrante de ar novo, fora da embalagem














Fig. 02 Elemento filtrante de ar usado, lado limpo











Fig. 03 Elemento filtrante de ar usado, lado sujo









As condições que mostra a figura 03, determina que esta na hora de trocar o filtro, para precaver-se de problemas mecânicos futuros e de altos custos financeiros.

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