Filtro de Ar do Motor
É outra das peças importantes do veículo que é composto de um corpo metálico (alumínio) ou de plástico, onde no seu interior, encontra-se um elemento filtrante que é aspirado pelo motor antes do seu uso na combustão das três misturas.
A função deste filtro no veículo é evitar que quaisquer impurezas, oriundas da atmosfera, como por exemplo,sujeira, pólen, fuligem, entre no interior do motor (assim como o filtro de óleo), onde poderiam em um curto período de funcionamento, provocar sérios danos, comprometendo a vida útil do mesmo.
Estes filtros têm sua aplicação em qualquer motor a explosão ou outros tipos de aparelhos de admissão de ar, como no caso, condicionadores de ar, compressores, geradores, sendo usado também pela aeronáutica, embarcações e trens.
O filtro de ar esta ligado diretamente no desempenho e potencia do motor assim como a sua durabilidade.
É através dele, o motor adquiri o ar limpo para trabalhar melhor.
No caso de encontrar dificuldades para adquirir a quantidade necessária de ar, devido o excesso de acumulo de impurezas, o desempenho do motor cai, o consumo de combustível será maior.
Mas mesmo assim,o filtro com o acumulo de impurezas, poderá liberar uma quantidade maior de ar proporcionando explosões fracas ao fazer a combustão.
Filtros de ar de qualidade são capazes de reter pequeníssimas particuladas de diâmetro de até 20 mícron (milésima parte de um milímetro)ou até menos.
Com relação ao período de troca a variações, a serem seguidas, como o tipo de motor (1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2,0...) e a recomendação feita no manual do proprietário pelo fabricante do veiculo, mas o mesmo pode ser feito entre os 8.000 a 15.000km, se o mesmo for utilizado na zona urbana, no caso do uso ser em zona rural, locais onde há muita poeira e terra, a troca do filtro deverá ser em períodos mais curto, pois o acúmulo de impurezas com certeza será bem maior.
O filtro de ar em um componente relativamente barato e fácil de trocar, porem se houver negligência por parte do condutor e/ou proprietário do veículo, este será responsável direto por problemas mecânicos de altos custos.
Fig.01 Elemento filtrante de ar novo, fora da embalagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário