quarta-feira, 31 de julho de 2013

Óleos Lubrificantes

Esta substancia normalmente conhecida como óleos de ou para motor, tem a função de reduzir o atrito ao máximo possível no interior do bloco do motor beneficiando assim a vida útil dos seus componentes interno móveis.

Quanto à origem destes lubrificantes pode ser oriunda dos animais, dos vegetais (como as graxa e os óleos) e do petróleo também responsável pelos óleos minerais, assim como os que são feitos em laboratórios, mais conhecidos como óleos sintéticos se na sua constituição houver a mistura de dois ou mais compostos, torna-se um óleo composto.

Esta substancia se divide em 04 características que são:

Viscosidade:

E através da viscosidade é verificado como se comporta certo tipo de óleo.

Por exemplo,se certo tipo de óleo, que colocamos em um motor,escoar facilmente entre as peças móveis, com certeza o motor estará mal lubrificado, pois sua viscosidade é extremamente baixa, correndo o risco de o motor fundir, pela falta do mesmo.

Por este motivo é determinado de fabrica o tipo de óleo que cada motor tem que usar corretamente. No caso acima o óleo quanto mais viscoso(mais grosso), lubrifica melhor, tem dificuldade para escorrer o processo é mais lento proporcionando uma excelente lubrificação.

A)O Índice de Viscosidade:

A viscosidade desta substancia tem sua variação térmica de acordo com o local onde se encontram. Se a temperatura aumenta a viscosidade diminui e o óleo por sua vez escoa com facilidade, agora se a temperatura cai à viscosidade aumenta e o óleo já encontra dificuldade de escoar. Portanto quando houver variação de temperatura no interior do motor tanto para maior ou menor ocorrerá alteração da viscosidade desta substancia.

B)A Densidade:

É uma característica que relaciona um cálculo químico da quantidade de substância(volume, massa) a certa temperatura e após teste de valores determina, por exemplo, se há deteriorização ou contaminação da substancia.

C)O Aditivo:

Estes produtos químicos têm como funções, melhorar, adequar, retirar certas propriedades dos lubrificantes com a finalidade de torná-lo em condições de ser submetido às condições mais severas de trabalho. Exemplos de aditivos mais comuns são: Melhoradores de Índice de Viscosidade: Agentes de Extrema Pressão.

Há muitas classificações na escolha do óleo correto para veículos automotivos sendo que as principais são: SAE e API

SAE - Sociedade Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos.

Esta sociedade classifica os mesmos, pela sua viscosidade por meio de um número, quanto mais elevado, mais viscoso (grosso) é o lubrificante.

Além de estes óleos serem divididos em 03 categorias distintas:

Verão – SAE 20, 30, 40, 50,60

Inverno – SAE 0W , 5W,10W, 15W, 20W, 25W

E óleos denominados multiviscosos (inverno e verão) – SAE 20W40, 15W50, 20W50

A letra “W” se origina do inglês que tem como conceito –“inverno”.

Já os óleos de verão fazem parte do primeiro numero de identificação do óleo.

A viscosidade é determinada quanto maior for o número, para que o mesmo suporte temperaturas superior.

A graduação menor deveram suportar baixas temperaturas sem nenhuma anomalia que prejudique a bombeabiliade.

Existem no mercado óleos multigraus como por exemplo o SAE 20 W 50 se comporta como óleo de inverno 20 W abreviando o desgaste dos componentes na ignição da partida do motor completamente frio e em altas temperaturas após um período de funcionamento como um óleo SAE50 tendo uma gama de faixa de utilização.

Classificação API–Instituto Americano do Petróleo dos Estados Unidos.

Tendo como base os níveis de desempenho destas substancias poderá definir, para que finalidade e trabalho a máquina terá serventia.

Sua classificação é determinada através de duas letras maiúsculas, a primeira determina o combustível do motor e a segunda determina para qual serviço o mesmo será destinado.

Para que se compreenda melhor, tomarei como exemplo o óleo lubrificante abaixo: SAE SJ 20W50

Conforme a tabela de classificação API, acima, determina que o “S” referindo a “SPARK” (traduzido do inglês conceitua como: centelha, ou “Service Station” ou Estação de Serviço) determina que este tipo de óleo é destinada a motores que se utilizam de velas de ignição para seu funcionamento, como é o caso de motores movidos a gasolina, álcool (etanol) ou GNV.

Já nos motores a Diesel a primeira letra inicial conforme esta classificação é a letra “C”referindo a “COMPRESSION”, ou Comercial, em outra palavras esta relacionada á ignição é feita por compressão de acordo com o tipo e função destes veículos.

Conforme o exemplo a segunda letra o“J” determina o nível de tecnologia que possui este óleo, seguindo uma escala na sua classificação. Por exemplo:

Um óleo SL é mais avançado que um óleo SJ e este é mais avançado que o óleo SH e assim por diante.

Então quanto mais a segunda letra se aproximar da letra”A”, o nível de tecnologia será bem menor, no caso inverso terá uma tecnologia mais avançada.

Para que tenhamos um parâmetro referente ao assunto óleos lubricantes.

O óleo com o nível tecnológico mais baixo e sem qualquer aditivo é o AS,um óleo mineral e o mais evoluído no momento é classificado como sendo o SM.

É bom que os condutores e proprietário de veículos saibam que, não trará beneficio nenhum, por exemplo utilizar um óleo de alto nível tecnológico em um motor antigo, da mesma forma se utilizarmos um óleo com baixa tecnologia em um motor avançado, com certeza ocorrerá prejuízo de ordem financeira. Utilize somente o óleo recomendado pela fábrica.

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