quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Roda de Liga Leve ou de Ferro - 01

Roda de Liga Leve ou de Ferro

Tanto a concessionárias como lojas de acessórios automotivos concordam em um ponto, as rodas de liga leve é o item mais adquirido e ficando em posição posterior o rádio.

Assim como existem aqueles consumidores que fazem questão de trocar o jogo de rodas anualmente três vezes.

Como também os tradicionalistas automotivos que mantém o veiculo com as rodas de aço e com calotas.

Há diferenças significativas se levarmos em conta das preferências de cada consumidor, não seria na resistência entre um ou outro e sim no seu peso, estética e custo.

Quanto à resistência da roda tanto a de aço como os de liga leve são equivalentes,pois além de serem peças móveis estas são submetidos aos mais severos testes, principalmente em países como o Brasil.

Com relação aos testes feitos, os mais leves são: Choques Térmicos, Resistência a produtos químicos e Salinidade e os mais complexos e extremos teste de impacto são: elevar-se, abalroar, vexar em guias, deixar cai em buracos em diversas combinações de ângulo, calibragem e velocidade.

Com relação à roda de liga leve é correto afirmar que em relação à suspensão o seu peso é menor que uma roda de liga de aço.

Isto em longo prazo beneficia muito os freios, em função de uma massa girante (a roda) mais leve, mas se compararmos as rodas de liga de aço a diferença é quase imperceptível.

Roda de Liga Leve leva vantagem de 15%, com relação da de liga comum, pois beneficia tanto na hora da frenagem como a suspensão com relação ao peso reduzido.

É evidente que um carro com rodas esportivas, chamara mais a atenção que outro igual com rodas originais em uma concessionária ou loja.

Chegando este valor com relação ao aro de liga comum, próximo do dobro do similar.

E bom fazer um alerta, com relação a um certo tipo de roda de liga leve, mesmo respeitando as medidas convencionais, a mesma poderá com certeza alterar a dinâmica do veiculo. Portanto Cuidado!

Terá continuidade do assunto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário