domingo, 4 de agosto de 2013

Motor X Potencia 01

Motor X Potencia

Muitas pessoas relacionam a potencia dos seus carros com a velocidade que os mesmos desenvolvem.

O conceito para a potencia é a velocidade que certa porção de energia é transformada ou trabalho realizado.

Estas mesmas pessoas costumam dizer: “Eu não necessito de carro com muita potencia, não sou de correr muito...”

Tem certeza?

Um exemplo, imagine você dirigindo um carro com um motor 1.0 (baixa potencia), com 05 ocupantes no seu interior, viajando para o litoral.

Em uma ultrapassagem em pista plana (rodovia) este veículo ira necessitar de mais tempo e espaço para finalizar a ultrapassagem de um caminhão, por exemplo, o mesmo ocorrerá ao enfrentar subidas longas no decorrer do trajeto, por falta de mais potencia do motor

.

Se este mesmo carro tivesse um motor 1.4, 1.6 ou outro motor de potencia superior, as ultrapassagem e as longas subidas, seriam muito mais rápidas e eficientes.

O valor determinado do HP no sistema métrico inglês é de 0,98629, a sigla indica Horse Power(Cavalos de Força), esta unidade foi criada pelo engenheiro escocês James Watt,(1736-1819) que ficou conhecido por inserir avanços nas máquinas a vapor, e lembrado com freqüência em toda ocasião que citarmos ás lâmpadas de 40,60,100 Watts.

É interessante que saibamos que o HP pode ser convertido em outras unidades, um exemplo é o Watt ou “W”.

1 HP = 746 W

Se um cavalo pudesse andar em uma esteira sem fim, poderia produzir um HP acionado um gerador e produzir com continuidade 746 Watts.

Mas como sabemos qual a potencia de um carro, além do que é informado da documentação do veículo?

Desejamos saber quantos CV ou HP tem certo motor, é colocada em um dinamômetro, a sua função é impor certa carga ao motor e verificar o contingente de potencia que este poderá produzir contra esta carga que no caso é o freio sendo o hidráulico ou elétrico.

Imaginemos o seguinte, ligando um motor, antes colocando o cambio em ponto-morto e acelerássemos o máximo possível, daria a impressão de que o mesmo viria a se partir em pedaços.

Limitando esta aceleração a 7.000 rpm, verificamos o que o motor pode suportar de carga, a máxima possível dentro desta rotação e anotamos

.

Conseqüentemente os passos seguintes seriam reduzir a rotação (r.p.m -rotações por minuto) e aumentar a carga.

Mas este processo poderá ser feito em sentido inverso, iniciando com rotações inferiores a 1.000 rpm aumentando gradativamente a rotação.

Então já concluímos que a função do dinamômetro é medir o torque(Newton.metro = Nm).

Para a conversão do Torque em CV (cavalo a vapor) façamos o seguinte:

Nm x RPM ⁄ 7.025,9 = CV ou HP

Costuma se ler muito em revistas, sites e em outras publicações do ramo automotivo, o torque em metro.quilograma-força (m.kgf), sendo que 1m.kgf. é 9,81 Nm.

Existe também conversão, caso o torque informado venha a ser m.kgf e a necessidade de conversão em cv este deve ser multiplicado por RPM e dividi-lo por 716,2.

Cada motor que sai de fábrica possui um torque de pico a um rpm (rotações por minuto) especifica. Já é visto em inúmeras revistas especializadas em carro esportes, por exemplo, a seguinte expressão:

"320 cv a 6500 RPM, 393 Nm de torque a 5000 RPM" (dados do Shelby Series 1 1999)

Há pessoas que costuma dizer que certo tipo de motor “tem muito torque em baixa” o que significa, que o torque máximo deste, ocorre em situações que o motor trabalha com rotações baixas entre 2 a 3 mil r.p.m.s.

Normalmente quando aprendemos a dirigir, nos ensinam que para cada marcha do carro tem uma força e uma velocidade para cada uma delas. Como a 1ª marcha que se engata – é a que tem mais força, porem a que desenvolve menos velocidade. Conseqüentemente na medida em que passamos as marchas seguintes, nota-se a redução da força e aumento de velocidade. Uma coisa que é “quase” normal virmos acontecer,no dia-a-dia, um condutor de certo carro eleva a rotação do motor até o pico máximo, antes da abertura do sinal de transito, depois de aberto, este solta à embreagem, de maneira a liberar a potencia máxima nos pneus – em outras palavras as rodas saem 'patinando no asfalto o que costumamos dizer, “sai cantando pneu” acompanhado de um ruído de tal ação.

Aconselho que, evitem fazer este tipo de procedimento com freqüência, pois nenhum beneficio isto trás.

Muito pelo contrário gera gasto mínimos de aproximadamente R$ 140,00 por pneu que você for adquirir novos para seu carro e dependendo das dimensões dos mesmos.

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“X” m.kgf (9,81 Nm) x rpm / 716,2 = CV ou HP

Shelby Series 1 1999
Shelby Series 1 1999

Um comentário:

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