Motor x Potencia - 02
sábado, 10 de agosto de 2013
Motor x Potencia - 02
Carro com
alta potencia ou performance
Este tipo de carro é considerado de
alta performance, quando tem muita potencia em relação ao seu peso. Isto faz
sentido, pois o carro quanto mais pesado mais potencia deverá ter para acelerar
este veículo. Então o contingente de potencia, serve para reduzir o peso e
ampliar a aceleração que um carro tem.
Peso Kg/ Potencia
CV = Peso/Potencia (kg/cv)
Logo abaixo relaciono 04 tipos de carro, sendo o ultimo da lista um carro popular para que possa fazer uma comparação entre o peso-potência e o percentual de potencia que
o carro tem com relação ao seu peso além do valor do modelo.
Carros
|
Peso Kg
|
Potencia (cv)
|
Peso/Potencia (kg/cv)
|
Potencia s/ o Peso do Carro
|
Preço Mil (US$)
|
Ferrari 355 F1
|
1.350
|
375
|
3,60
|
27,77...%
|
134
|
Shelby
Séries 1
|
1.203
|
320
|
3, 7593...
(3,76)
|
26,60...%
|
108
|
Lótus
Espirit V8
|
1.382
|
350
|
3, 9485...
(3,95)
|
25,32...%
|
83
|
Ford
Escort.
|
1120
|
110
|
10, 1818...
|
9,82...%
|
12
|
Poderemos conseguir um
carro de alta performance se encontrarmos uma boa relação entre o peso do
veiculo com a sua potencia. O ideal é muita potencia minimizando seu peso.
Sendo que é interessante começar pela
limpeza do porta-malas
A finalidade básica do motor de um
carro a gasolina, a álcool (etanol) ou gás, e fazer a conversão do combustível
em movimento – isto é colocar o carro em movimento. A forma mais simples de gerar
movimento é a queima de gasolina no interior de um motor. Este tipo de motor
utilizado é denominado de motor de combustão interna e se dividem em dois
tipos:
a)
Motores de Combustão Interna, ou conhecidos como Motores a
Explosão, como por exemplos: os a Diesel e de Turbinas a Gás, sendo que cada um
deles tem suas vantagens e desvantagens.
b)
Motores de Combustão Externa ou Motores á Vapor, com são os
exemplos dos trens antigos e navios a vapor que se utiliza a combustão externa.
O combustível (carvão, madeira, óleo ou outro) e incendiado fora do motor para
produção de vapor, que por sua vez gera certa quantidade de movimento mo
interior de um motor.
c)
Ao fazermos uma comparação, entre os dois tipos de motores,
pode-se concluir que a combustão interna trás mais beneficio com um baixo
consumo de combustível, além de ser um motor menor coisa que na combustão
externa é o oposto e sendo o seu custo alto.
A maioria dos automóveis que vemos
no dia-a-dia opta por motores de combustão interna a pistões, por serem
relativamente eficiente, barato e fácil de abastecer, além é claro de se sobre
por a outra tecnologia de ponta, que proporcione o carro, andar simplesmente.
Estes mesmos veículos utilizam de motores de ciclo de combustão de 04 tempos
para que a gasolina seja transformada em movimento, este ciclo também é
conhecido como Ciclo de Otto, em consideração ao seu inventor Nikolaus Otto. Os
04 tempos da combusta estão assim definidos, em uma seqüência conforme a imagem
abaixo.
Conhecendo
as peças do ciclo de combustão:
Pistão
- O pistão ou êmbolo de um motor é uma peça de
formato cilíndrico, feito normalmente de alumínio ou liga de alumínio, que se
movimenta no sentido vertical, para cima e para baixo na parte interna dos
cilindros dos motores de explosão. Fixado na parte interna deste êmbolo esta a:
Biela - A biela é uma haste, que tem com função transmitir um movimento em sentindo reto (do
pistão) em ciclos circulares interruptos. É esta peça no interior do motor de
um carro que se liga com o êmbolo do pistão a cambota, conforme as imagens
abaixo. Após o encaixe da extremidade mais fina (pé) da mesma é travada por uma
cavilha, no interior de sua saia.
Virabrequim - O virabrequim também conhecida por árvore de manivelas no Brasil, e a responsável pela
locomoção do veiculo. Após receberem as forças oriundas de um momento (binário
ou torque) através dos “pés” das bielas (veja imagem acima) que são fixados nas
cabeças cilíndricas dos pistões, e o seu lado oposto fixos no eixo do
virabrequim, faz com que o mesmo se mova. E para que isso ocorra à força
produzida pelo deslocamento dos pistões é transferido para as extremidades do
eixo e outros acessórios acoplados a este, como por exemplo, polia da corrente
dentada, polia da correia dos acessórios além do volante do motor.
Para
que tenhamos uma noção da localização destas peças acima relacionadas demonstro
na imagem abaixo:
Em
um motor de explosão e com movimento linear dos pistões há uma conversão deste
movimento para o rotativo feito pelo virabrequim. E é este movimento é o que
faz com que o veiculo gire suas rodas.
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